Depoimentos - Sobre nossos Projetos

 

ANDRÉ INVENTOR

Conheci André Inventor em 2001, quando eu era o secretário de Saúde do Recife, e ele me procurou para apresentar um projeto de instalação de academias em locais públicos da cidade. Acolhi a idéia com imediato entusiasmo.


No ano seguinte implantamos no Recife o Programa Academia da Cidade, visando promover qualidade de vida, com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável.


Atualmente o programa está presente em diversos bairros, sendo uma das ações mais bem avaliadas pelos recifenses.

 

Considerada referência no Brasil, a iniciativa recebeu premiação do Ministério da Saúde, em 2004, como uma ação exitosa, e da Fundación Cuidad Humana, da Colômbia, em 2005, como o melhor programa de atividade física das Américas. Em 2006, o Programa ficou em segundo lugar nas demandas do Orçamento Participativo do Recife e, em recente pesquisa realizada pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, verificou-se que o percentual de aprovação do programa entre os seus usuários é superior a 80%.

Agora, na Secretaria das Cidades de Pernambuco, estamos implantando o programa nos municípios do interior do Estado.

 

Agradeço a André Ricardo a confiança em compartilhar conosco suas idéias inovadoras.

 

   Humberto Costa
Senador
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INVENTOR

Ainda como Presidente do Sistema FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, em 1997 tive o prazer de entregar a André Ricardo Inventor o "Prêmio Talento Brasileiro", promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI).

 

São de autoria dele também soluções desenvolvidas para o setor industrial, que visam facilitar o trabalho dos funcionários com segurança e eficiência.

Por tudo o que tem realizado, considero André Ricardo  uma excelente opção de liderança para desenvolver e encaminhar projetos de grande amplitude sócio-econômica, criando oportunidades de geração de trabalho, renda e cidadania.

 

  

Armando Monteiro Neto

Senador

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANDRÉ RICARDO: UM HOMEM DE OUTRO MUNDO

No dia-a-dia de nossas vidas, o comum é convivermos com pessoas que vivem, única e exclusivamente, uma dimensão material da existência. Algo concreto e facilmente mensurado.
O mundo desse tipo de pessoa está relacionado ao imediato, à objetividade, ao inquestionável, ao previsível, ao poder, ao dinheiro.
Normalmente as preocupações permeiam o campo da sobrevivência material.
Nesse universo, não há lugar para o imponderável, a dúvida, o desafio, o diferente, o sonho, o aparentemente inexplicável, o idealismo.
A vida resume-se à sobrevivência, ao poder, à posse. É uma dimensão pré-moldada.
Existe, no entanto, uma outra dimensão a ser considerada e, sobretudo, vivida. Nessa dimensão, mesmo as coisas do dia-a-dia, tomam outras cores, sabores, cheiros e conotações.
Para se ter acesso a essa dimensão faz-se necessário aguçar outros sentidos, trocar a lente dos óculos da vida, observar os sinais, abrir coração e mente, dialogar com o silêncio, ouvir.
Encontrar pessoas que compreendem e vivem essa dimensão não é tarefa fácil. Felizmente existem, apesar de poucas. André Ricardo é uma delas.
Trata-se de um homem multifacetado e cotidianamente preocupado com a humanidade. De sua profunda sensibilidade brotam idéias dignas de um inventor que quer reinventar, para melhor, a vida. Suas preocupações estão sempre focadas no amor à humanidade.
André é um Semeador de Estrelas que sai todos os dias a semear. Seu compromisso é com a contemporaneidade. Sua fala, suas atitudes, suas ações o conduzem sempre nesse sentido. Seu combustível é a inventividade a serviço do bem, mesmo que isso pareça estranho para a maioria.

O que nos serve de alento é que essa maioria, como afirma o poeta:"eles são muitos, mas não sabem voar".

  
Paulo Cabral de Oliveira
Ex. Diretor da ESEF UPE
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANDRÉ RICARDO: UM HOMEM DO 3º MILÊNIO

Difícil conceituar, enquadrar no universo das palavras, alguém que com seu idealismo, capacidade inventiva e determinação extrapolam os limites do concebível e do imaginável por mentes que não sabem ou não aprenderam os mistérios da arte de voar.

Assim é André Ricardo: um inventor de imaginação por poucos alcançada, um homem que não pode ser definido apenas pelo que se vê e toca ou pelo que se deseja.

Participar de sua vida significa abrir mão de verdades preconcebidas, quebrar paradigmas. É aventurar-se por caminhos ainda não trilhados. Enfim, é compartilhar de um mundo novo, no qual sonho e realidade se bifurcam numa perfeita e absoluta simbiose.

Este é o seu universo, a sua verdade. A verdade de quem desconhece obstáculos para os vôos de sonhos que não temem pousar no coração das estrelas.

E quem vai às estrelas, como André Ricardo, sabe que qualquer momento é o instante da criação, do escancarar portas, do atingir o imponderável e, paradoxalmente, do transformar um sonho na mais tangível realidade.

É indagar como o filósofo: "Os outros vêem as coisas como são e perguntam: por quê? Eu sonho com coisas que nunca existiram e questiono: por que não?”

É este indagar-se "por que não?" que tem feito de André Ricardo um ser singular. Um homem integrado aos avanços do 3º milênio e a ele dando a sua parcela de contribuição.
  
Bartyra Soares
Contista e Poeta
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANDRÉ RICARDO: UM HOMEM IRREQUIETO

Em algumas oportunidades em que trocamos informações sobre suas idéias, deu para perceber claramente sua inquietude em busca de novas soluções para uma melhor qualidade de vida do ser humano e procedimentos operacionais do dia a dia do setor produtível. Sem dúvidas uma mente brilhante que consegue enxergar coisas além dos normais.

Tenho um sentimento de que se perguntarmos a André de que ele tem saudades ? , responderá:
“Tenho saudades do Futuro !!!!!!!”
  
José Laurênio Accioly
Prof. M.Sc. Dpto. Engenharia Mecânica da UFPE
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANDRÉ RICARDO: UM CIDADÃO A SERVIÇO DO BEM COMUM

Conheço André desde o ano de 1980, quando vim residir em frente à casa de seus avós, seu Antonio e dona Toinha, no Rosarinho. A nossa amizade nasceu após o falecimento de seus avós quando veio residir na antiga casa que habitavam.

Descobri em André um homem preocupado com seus semelhantes, com um olhar voltado ao bem-estar de todos, colocando a serviço do homem as suas invenções, que não são poucas.

Como inventor André se esmera em trazer soluções aos problemas do cotidiano do trabalhador, à criação de aparelhos de ginástica geradores de saúde física, à segurança daqueles que trabalham com máquinas e a solução de problemas complexos que enfrentam as empresas quando não encontra no mercado o produto que satisfaça as suas exigências.

André um homem de casa e me surpreendeu como pai, assumindo o duplo papel na criação de sua filha.

Por tudo isto posso afirmar que André Ricardo é um cidadão muito especial, para sua família, para os amigos e para a comunidade.
  
Dr. Jairo de Andrade Lima
Ortopedista e Prof. da UFPE
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANDRÉ RICARDO: IDÉIAS E IDEAIS

O inventor André Ricardo é membro da API - Associação Pernambucana de Inventores desde a sua fundação, em 2000, e tem participado efetivamente de todas as suas atividades (seminários e exposições). Como inventor premiado em concurso internacional e autor de vários projetos, André Ricardo tem sido exemplo para todos os inventores e, também, para a sociedade pernambucana, mostrando que o uso da criatividade pode fazer uma grande diferença na vida de todos.

Preocupado em promover e incentivar o potencial criativo das pessoas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, André Ricardo criou o 3i - Instituto Idéias & Ideais, juntando-se à API na difícil tarefa de apoiar a viabilização de projetos de inventores pernambucanos. Como grande exemplo, o 3i - Instituto Idéias & Ideais instituiu, desde 2005, o "Prêmio Gênio do Bem" para premiar inventores pernambucanos e divulgar o potencial criativo do nosso povo.

Para realizar todas essas ações, não basta apenas boa vontade, é necessária a participação mais efetiva de várias outras entidades públicas e privadas, para que possamos alcançar e beneficiar um universo maior da nossa sociedade.
  
Renato Vellozo
Presidente API
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANDRÉ RICARDO: IDEALISMO E PERSEVERANÇA

Conheço André Ricardo, o inventor, acerca de uma década, tempo no qual pude observar em diversas circunstâncias seu potencial criativo. Seu idealismo e perseverança são suas maiores qualidades. Admiro seu especial interesse pelo campo dos exercícios físicos, onde, mesmo sem ter formação técnica, consegue ter insights dignos de apreciação.

Também, há uma década conheço o homem André Ricardo, que, por suas atitudes, tem angariado admiração e respeito por parte dos que lhe conhecem. É um sujeito que pensa e age por um mundo melhor.

 

  
Ms. William Smethurst
Profº Educação Física
ESEF - UPE
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANDRÉ RICARDO: REALIZAR, REALIZAR...

É com satisfação que faço referências deste amigo gênio, desbravador, guerreiro, que Deus colocou em meu caminho, por acaso, no longínquo 1996 na cidade também longínqua de Hanover na Alemanha.

Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar informações a quem quer que seja, aqui vai uma que julgo valiosa.
André Ricardo, não pautou sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro.

Ama o seu ofício com todo o coração. É persistente em fazer o melhor. É a pessoa mais fascinada que conheço pelo realizar, descobriu desde cedo que os que só pensam em dinheiro, geralmente, não o ganham. Porque são incapazes de sonhar e tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma.

Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário.
Digo apenas que pensar em realizar, tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

E André Ricardo tem como propósito Realizar, Realizar, Realizar.
Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução.
Que é mais do que sexo ou dinheiro.

Fomos criados para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.

Conheço o André Ricardo no trabalho, com ele aprendi que trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, constrói prodígios.

Fiz esta adaptação de um texto de NIZAN GUANAES, para tentar radiografar a personalidade deste grande amigo André Ricardo.
  
Raimundo Silton
Empresário
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANDRÉ UM HUMANISTA

Desde quando conheci André Ricardo, e já se passam alguns anos, nele logo identifiquei a inquietude de espírito que parece estar presente na personalidade dos bons inventores. Ele é um inconformado com a realidade ao seu redor. É notável aos que lhe estão próximo a sua motivação em inovar, criar, modificar.

Mais que um inventor, André é um humanista. Sua preocupação com a qualidade de vida das pessoas está presente em todas as suas invenções. Característica comum em seus projetos é a dimensão social que ele possa vir a ter. O projeto "academia da cidade", executado com sucesso pela Prefeitura da Cidade do Recife, ganhou o "status" de interesse social. Ele também é o criador do encosto ortopédico auto-ajustável para banco automotivo, cuja repercussão sobre a qualidade de vida do motorista foi reconhecida por especialistas e usuários, o que o levou a conquistar o prêmio "Expogênios", concedido pela Associação Nacional dos Inventores, São Paulo.

O lado humanista de André Ricardo extrapola a si mesmo. A criação do concurso "Gênio do Bem" e da "Fundação do Instituto Idéias & Ideais" mostram um ser humano preocupado em dar oportunidade a outros inventores.

Este é o André Ricardo que conheço, um homem do nosso tempo voltado para o futuro.
  
Airton Siqueira
Economista
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------