Pista com Obstáculos Academia da Cidade

Dentre as inúmeras conseqüências do processo de envelhecimento, a redução da aptidão física é uma das mais evidentes. Dessa forma, com o processo de envelhecimento, progressivamente a capacidade de realizar atividades aeróbias e a força muscular vão diminuindo, fazendo com que a capacidade de realização de atividades da vida diária piore. Outra consequência importante do processo de envelhecimento é a sarcopenia, que consiste na atrofia muscular que ocorre com o processo de envelhecimento. Diversos estudos têm demonstrado que os indivíduos com maior sarcopenia são aqueles que se tornam mais limitados para a realização de atividades físicas que dependem da força muscular, como por exemplo, levantar da cadeira e subir escadas.


Em virtude dessas conseqüências, a prática regular de exercício físico tem sido amplamente recomendada para minimizar ou até mesmo reverter os efeitos deletérios do processo de envelhecimento. Essa recomendação é apoiada no grande número de estudos que demonstrou melhoria da capacidade aeróbia e aumento da força e da massa muscular após a realização de um programa de exercícios. Contudo, é importante ressaltar que a melhoria de todos esses componentes é observada apenas quando o programa abrangente de exercício físico é realizado, ou seja, que envolve a realização de exercício aeróbio juntamente com exercícios de força.


Todavia, na maioria das vezes o que se observa é que grande parte dos praticantes de exercício físico focam-se apenas nos exercícios aeróbios. Uma das possíveis explicações para isso é a facilidade para realização de atividades como a caminhada, pois não necessita adquirir equipamentos ou se deslocar até locais específicos. Por outro lado, para a realização de exercícios de força, geralmente é necessário se matricular em uma academia para conseguir praticar essa modalidade.

Nesse sentido, para conseguir todos os benefícios do exercício físico, é necessário que implementos sejam desenvolvidos no sentido de fornecer estímulos para a melhoria da força e da massa muscular sem que seja necessário ir até uma academia. As escadas e rampas nas pistas de caminhada parecem ser uma importante estratégia para esse fim. Estudos científicos demonstram que a realização desses tipos de exercício permite aumentar a força e massa musculares em diferentes populações. Os aumentos da força muscular são obtidos com atividades como subir a escada ou a rampa. Já os aumentos da massa muscular são observados quando são associadas às atividades de subir com as de descer as escadas ou rampas. Assim, a incorporação de escadas e rampas em pistas utilizadas exclusivamente para caminhadas é uma importante estratégia de saúde pública para fornecer diferentes estímulos de exercício para a população.

Dr. Raphael Ritti Professor da Escola Superior de Educação Física ESEF UPE

 

Pareceres Técnicos:

 

- Para os adeptos a caminhada a "Pista de Obstáculos" serve como atividade complementar... ( Veja + Clique Aqui... )

                        Prof. Clodomir Cavalcante | Dr. Jairo de Andrade Lima | Fisioterapeuta Silvana Macedo Uchoa

 

- Quando assumimos um compromiso de realizar exercicio fisico, que pelos beneficios trazido para a saúde, reabilitação de uma     doença ou treinamento esportivo... ( Veja + Clique Aqui... )

                        Prof. Leonardo Wanderley Delgado

 

- A nosso ver, trata-se de um procedimento fisoterápico... ( Veja + Clique Aqui... )

                        Dr. Luiz Negreiros

 

- Do ponto de vista Ortopedico, entendemos que a pista foi corretamente projetada e construida... ( Veja + Clique Aqui... )

                        Dr. Luiz Egidio Costi

 

- Utilizei a pista de Obstáculo e fiquei supreso com o planejamento da pista ... ( Veja + Clique Aqui... )

                        Dr. Jairo de Andrade Lima

 

- Atesto para os devidos fins que examinei o projeto da pista de obstáculos ... ( Veja + Clique Aqui... )

                        Dr. Carlos Alberto T.Marinho