Projetos Nossos projetos

 

Ponte da Criatividade

  


Apresentação:
O projeto Ponte da Criatividade, apresentado pelo Instituto Idéias & Ideais – 3i, consiste na instalação de um espaço, contando com o apoio de entidades mantenedoras, onde se possa  exercitar o potencial das pessoas de várias faixas etárias, principalmente os jovens, para gerar novas idéias e transformá-las em positivos ideais.


Entre os principais objetivos da “Ponte da Criatividade” citamos:

 

  • - Possibilitar ao indivíduo a exteriorização de sua criatividade;
  • - Formar banco de talentos (grupo de voluntários e profissionais para atuarem em comunidades carentes);
  • - Promover o concurso anual “Gênio do Bem”, para incentivar e apoiar a criatividade, com fins à geração de trabalho e renda;
  • - Propiciar a integração de crianças, adolescentes e jovens para que possam enriquecer seus conhecimentos e invenções de forma   grupal;
  • - Promover a Bienal das Invenções - exposição Norte/Nordeste para proporcionar o intercâmbio voltado para as criações/invenções   regionais;
  • - Ministrar cursos de cidadania e acompanhamento psicossocial para jovens na faixa etária de 14 a 21 anos;
  • - Exposições de projetos e produtos de ONG`s, que devido à sua abrangência e resultados otimizadores mereçam destaque e   agreguem valor para beneficiar comunidades de baixa renda.

 

Operação:
A competitividade é o fator marcante na sociedade atual que visto de forma construtiva alavanca a criatividade e realização de ideais. No entanto para se obter um bom desempenho profissional, é necessário se manter em constante aperfeiçoamento e ter soluções criativas diante de problemas e desafios. Idéias positivas podem reduzir custos, simplificar processos e sistemas, aumentar a lucratividade, criar novas formas de usos para produtos, novos segmentos de mercado, entre outros.


Para isso a criatividade precisa ser estimulada, motivada e induzida. Faz-se necessário oferecer ambiente favorável e condições de treiná-la e exercitá-la.

Na Ponte da Criatividade seria possível exercitar o potencial inerente a cada pessoa para gerar idéias.


O espaço montado com diversos ambientes ocuparia um casarão com espaço de grande visibilidade e facilidade de acesso, o que facilitaria a atração de novos parceiros, colaboradores, voluntários, investidores e doadores.
Entre os ambientes da Ponte da Criatividade, estaria programada uma galeria de invenções, com exposições permanentes e temporárias, uma videoteca utilizada para apresentações de idéias e inovações, palestras e estudos; um laboratório informatizado voltado para pesquisas diversas, consultas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e desenvolvimento de protótipos virtuais; uma oficina equipada com máquinas para confecção de protótipos físicos, além de um espaço destinado a realização de eventos, como:

 

o lançamento e a entrega anual do Prêmio GÊNIO DO BEM, exposições, e outras atividades.

O Instituto 3i busca um espaço adequado para congregar e externar as idéias de inventores da região, a fim de dar forma e poder empreender as inovações/criações.

 

Resultados:
Como resultado final, a “Ponte da Criatividade” seria um pólo de invenções e inovações, para transformar idéias em produtos e serviços, a fim de beneficiar o maior número possível de pessoas, tanto os inventores/inovadores e consumidores, como também as comunidades de baixa renda, que desenvolveriam esses produtos e serviços através de cooperativas formadas para gerar rendimentos e melhorar a qualidade de vida familiar e, por extensão, da comunidade em geral.
Vale salientar que o trabalho da “Ponte da Criatividade” também seria o de grande “articulador social”, atuando assim junto a organizações governamentais, empresas privadas, terceiro setor, comunidades, escolas, universidades e centros de pesquisas tecnológicas e de mercado.

 

André Ricardo Souza