Quem Sou André Ricardo

 

André Ricardo Inventor, um recifense de 47 anos, estudante de psicologia por um breve período, porque logo percebeu que era ao inexistente que se prendia a sua busca, embora a convivência com os companheiros do “Estudo da Alma” lhe tenha deixado significativas lembranças e um excelente cabedal de conhecimentos.

                Como associado da API - Associação Pernambucana de Inventores desde a sua fundação, em 2000, tem participado efetivamente de todas as suas atividades (seminários e exposições). Como inventor premiado em concursos nacional e internacional e autor de vários projetos, ele tem sido exemplo para todos os inventores e também para a sociedade pernambucana, mostrando que o uso da criatividade pode fazer uma grande diferença na vida de todos.

                Como inventor independente há treze anos, André Ricardo vem se dedicando ao desenvolvimento de projetos voltados para o bem-estar das pessoas e maior eficácia da atividade industrial. Seus principais projetos são:

  1. 1- Posture: cadeira de exercício para fortalecimento da musculatura dorsal e abdominal;
  2. 2- Encosto Automotivo Anatômico Auto-Ajustável: para melhor postura e conforto do usuário e significativa redução do
  3.       nível de fadiga em Motoristas profissionais;
  4. 3- Ergoflex: equipamento para exercícios dos membros superiores;
  5. 4- Revitalização cromática do prédio da Escola Superior de Educação Física – UPE;
  6. 5- Projeto de cobertura lonada  para cargas de vidros planos - Cebrace;
  7. 6- Sistema pneumático de cobertura lonada em treminhão, para cargas de calcário - Grupo Votorantim;
  8. 7- Parque da Saúde, origem das “Academias da Cidade” da Prefeitura da cidade  do Recife.

 

Pedidos de Patente:

MU  7600539-4  12/03/96  Aparelho prendedor das pernas para exercício abdominal

MU 7600540-2  15/03/96   Aparelho para fortalecimento da musculatura abdominal e dorsal

MU  7800496-9 12/05/98   Encosto anatômico auto-ajustável ( Carta Patente 2004)

PI    9804547-4  21/05/99  Tampa articulada para caçamba

PI    9902113-7  21/05/99  Arco para descompressão da coluna cervical

MU  8500556-8  30/03/05  Dispositvo elástico para exercícios multiuso

PI   0900448-3   04/02/09  Esteira convexa multifuncional

 

              Com seus inventos, tem participado de feiras nacionais e internacionais (França e Alemanha) e recebeu o prêmio “Expogenius 2000” – SP, com o Encosto Automotivo Anatômico Auto-Ajustável, sendo o detentor da sua patente nacional. E com a POSTURE (cadeira para exercícios dorsal), também recebeu do então Presidente da FIEPE-SESI/PE, Armando Monteiro Neto o Prêmio Talento Brasileiro 1997.

Motivado em promover e incentivar o potencial criativo das pessoas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, também criou o 3i - Instituto Idéias & Ideais, juntando-se à API na difícil tarefa de apoiar a viabilização de projetos de inventores pernambucanos. Como grande exemplo, o 3i - Instituto Idéias & Ideais instituiu, desde 2005, o "Prêmio Gênio do Bem" para premiar inventores pernambucanos e divulgar o potencial criativo do nosso povo.

Presidente fundador do 3i – Instituto Idéias & Ideais, André Ricardo firmou parceria com várias instituições para viabilizar o "Prêmio Gênio do Bem", entre elas: SEBRAE, CHESF, INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, API- Associação Pernambucana de Inventores, GASIL gases e equipamentos Silton ltda., TV Universitária, MART PET Comunicação e mídia, MAGA multimídia e STAMPA outdoor.

            Projeto “Qi da CRIATIVIDADE”, uma cooperativa voltada para idéias comprometidas com a inovação no desenvolvimento de produtos e serviços para a geração de trabalho, renda e cidadania. Um local dotado de espaços para exposições temporárias e permanentes, um auditório equipado para apresentações de idéias inovadoras, palestras e estudos, um laboratório informatizado de pesquisas, consultas junto ao INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial, desenvolvimentos de patentes e protótipos virtuais, além, de uma oficina para confecção de protótipos físicos que serão transformados em produtos a serem ali produzidos, fomentando o Empreendedorismo Social, gerando trabalho e renda, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para as pessoas dessa comunidade.

Vale salientar que o trabalho do Qi da Criatividade será, também e principalmente, o de ser um forte articulador social, atuando junto a órgãos governamentais, empresas privadas, terceiro setor, comunidades, escolas, universidades, centros de pesquisas tecnológicas e de mercado.

            Buscaremos também a participação de Investidores, Doadores, Profissionais Voluntários e de entidades como: FIEPE, SESI, SENAI, SEBRAE, ITEP, CEFET e API.